Pesquisadores alemães participam de Workshop Internacional no Recife

| 0 comentários

 Encontro promove intercâmbio científico e tecnológico entre Brasil e Alemanha na área de geoinformações e apresenta tecnologias de mapeamento através do Zeppelin

Abertura do Workshop Internacional de Geoinformações, na Funaj (Foto: Eduardo Peixoto Marques/CCBA)

Começou no Recife, nesta segunda-feira (29/10), o Workshop Internacional “Gestão Costeira Integrada do Litoral e Região Metropolitana de Pernambuco – Dados Geodésicos e sua Aplicação”. O evento que acontece no auditório do Museu do Homem do Nordeste – Fundaj, no bairro de Casa Forte, é uma importante oportunidade para troca de conhecimentos na área de geoinformações (cartografia, geografia, oceanografia e geologia) e estímulo para futuras parcerias nas áreas de pesquisa e mapeamento do litoral nordestino e região metropolitana do Recife.  O workshop é uma iniciativa do “Projeto Marcgrave – Cooperação em Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente”.

A abertura contou com a presença de representantes da Fundaj, Governo do Estado, UFPE, UPE, Poli, Addiper, Prefeitura do Recife, CCBA, Itep, Consulado da Alemanha, Chesf, além dos palestrantes convidados da Alemanha das universidades de Kiel, Dresden e Graz (Áustria) e do Centro Aeroespacial Alemão (DLR), do Instituto Federal de Estudos Fluviais, da administração do Estado de Mecklenburg – Vorpommern e da Prefeitura de Lindau.

Professora Dr. Lucilene Marques (UFPE) destaca a importância de Georg Marcgrave na cartografia (Foto: Eduardo Peixoto Marques/CCBA)

A professora Dr. Lucilene A.C. Marques, da UFPE, foi quem fez a palestra de abertura destacando a importância e pioneirismo do alemão Georg Marcgrave (1610 a 1644) que desbravou a cartografia brasileira, com o mapeamento pela primeira vez o Litoral do Nordeste a partir de dados geográficos exatos, na época do governo de Maurício de Nassau, Brasil holandês. A professora abordou sobre os avanços tecnológicos e cartografia realizada hoje em Pernambuco. Após a cerimônia de abertura, foi oferecido um coquetel aos convidados e participantes.

A programação, que vai até amanhã, (quinta-feira, 1/11), conta com a transmissão online das palestras, pelo endereço: http://nabuco.fundaj.gov.br/aovivo/.  Entre os assuntos abordados está à apresentação do dirigível Zeppelin NT como plataforma aérea para missões científicas e levantamentos de geoinformações de altíssima resolução.  O workshop é uma realização do Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA), Policonsult, Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Coquetel oferecido aos convidados e participantes do Workshop (Foto: Eduardo Peixoto Marques/CCBA)


O Projeto Marcgrave,
que é coordenado pelo CCBA e Ponliconsult, propõe a construção de uma espécie de “condomínio científico-tecnológico” capaz de viabilizar projetos de transferência tecnológica e cooperações científicas internacionais a partir da adesão de diversas instituições.

Mais informações sobre o workshop, a programação e Projeto Marcgrave acesse os endereços:

www.geoinformacoes.org.br

www.ccba.org.br

Veja as fotos do Workshop Internacional AQUI.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.

*